Objetivo do Curso | Estrutura Curricular    | Estágio Curricular | Monografia

Vice-coordenação
     •  Profa. Dra. Gladis Maria de Barcellos Almeida

Secretaria da Coordenação
     •  Simoni Ap. Perrucino Campos (Assistente Administrativo - TA)

•  Fone: (16) 3351-8789

CURSO DE LINGUÍSTICA

Formação promove reflexão crítica sobre o funcionamento da Língua e da linguagem nas suas diferentes esferas de circulação.

O curso de Bacharelado em Linguística, implementado em 2009 na UFSCar, é uma proposta inovadora no Brasil, pois além de possibilitar aos futuros profissionais uma formação teórica sólida nas mais diferentes escolas e domínios das Ciências da Linguagem, possibilita ao estudante competências e habilidades para articular os saberes científicos sobre o funcionamento da Língua e da linguagem nos mais diversos campos de atuação profissional.

O curso de Bacharelado em Linguística tem duração de quatro anos, com uma estrutura curricular composta por disciplinas de natureza científico-cultural; de laboratório, nas quais se desenvolverá o trabalho prático como componente curricular, optativas; disciplinas de estágio curricular; além do trabalho de conclusão de curso e de atividades complementares.

A formação do curso está direcionada para três enfoques: elaboração de materiais instrucionais, indústria da Língua e análise do funcionamento linguístico-discursivo de novas tecnologias de comunicação. As competências trabalhadas ao longo do curso têm como objetivo gerar habilidades a serem desenvolvidas em atividades laboratoriais, tais como: análise e elaboração de material instrucional; análise e elaboração de dicionários; e análise e elaboração de textos em gêneros diversos para circulação em diferentes meios.