Administração | História | Secretaria | Concursos | Eventos

O Departamento de Letras (DL) é parte da história da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), instalada no ano de 1970. O DL sempre teve presente na formação dos alunos dessa Universidade, atuando nas várias áreas do conhecimento, com disciplinas e trabalhos de pesquisa e extensão em línguas e em literatura.

Hoje, o DL oferece dois cursos de graduação: Licenciatura em Letras e Bacharelado em Linguística. O Curso de Letras teve início em 1996, impulsionado pelo então reitor Newton Lima, que ampliou a área de Ciências Humanas. O Curso de Bacharelado, por sua vez, teve início em 2009, como resultado do projeto REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades) do governo Federal, que objetivava aumentar o número de vagas na educação pública superior.

Mais recentemente, o DL criou o Mestrado em Linguística. Iniciado em 2005, o Programa de Pós-Graduação em Linguística destaca-se por engloba três linhas de pesquisa, a saber: Linguagem e Discurso, Ensino e Aprendizagem de Língua e Linguagem Humana e Tecnologia.

Vamos, assim, sempre ampliando e também especificando nosso trabalho, mantendo firme o propósito de atuar com a linguagem, explorando suas variadas possibilidades.