CONSELHO EDITORIAL - EDITORIAL -

POLÍTICA EDITORIAL - NORMAS PARA PUBLICAÇÃO - CONSELHO EDITORIAL - EDITORIAL - QUEM SOMOS CONTATO

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS LINGÜÍSTICOS  - DIALETO CAIPIRA

 

Nova pagina 1 Nova pagina 1

 

 .: Página Inicial

 .: Agenda de Eventos

 .: Anais de Eventos

 .: Artigos

 .: Artigos de Iniciação Científica

 .: Blog

 .: Colunas

 .: Dicas de Leitura

 .: Dossiê

 .: Ensaios

 .: Entrevistas

 .: Fototeca

 .: Lançamento de Livros

 .: Legislação Lingüística

 .: Livros

 .: Monografias

 .: Notícias

 .: Projetos

 .: (Re)Ler os Clássicos Hoje

 .: Reportagens

 .: Resenhas

 .: Sugestão de Material Didático

 .: Tradução de Textos

 .: Textos Literários

 .: Vídeos Didáticos

 .: Edições Anteriores

 

Veja também

 


Ceditec

 


Domínio Público

 


GEScom

 

GETerm

 


Institut Ferdinand de Saussure

 

 
Portal de Periódicos Capes

 

 
Portal de Revistas Científicas Persee

 


Revue Texto!

 


Texto livre

 

TRIANGLE

 

UEHPOSOL

 

Universia

 

 

Creative Commons License

 

 

EDITORIAL

  

Olá a todos os leitores da Linguasagem! Gostaríamos mais uma vez de agradecer todos os leitores pelos acessos e pela possibilidade de fazer com que essa revista se desenvolva cada vez mais, atingindo nosso objetivo de divulgar as ciências das linguagens.

A terceira edição discute o perfil do professor de Língua Portuguesa, o papel do lingüista no século XXI, a identidade nordestina na propaganda turística e o sujeito e a língua em artigos de Sírio Possenti (UNICAMP), Giovanni Parodi (UCV - Chile), Regina Baracuhy (UFPB) e Bethania Mariani (UFF/CNPq).

Alunos de graduação da UNISUL, USP e UFSCar refletem acerca da justiça discursivizada por Angeli, a presença do ethos nas propagandas, os sentidos da repressão ao trabalhador rural e o discurso artístico na constituição dos materiais de divulgação científica.

A coluna "Afinal como se ensina Língua Materna?" aborda os conceitos de Gêneros do Discurso e o ensino de Língua Portuguesa, em texto escrito pela professora Maria Sívia Cintra Martins. Já "Conversando sobre Bakhtin" traz o texto "Para uma geografia de Bakhtin", de Valdemir Miotello, que aponta os lugares e as condições de vida em que o filósofo russo viveu e a importância deles em sua formação intelectual.

Em Ensaios, Guilherme Moura escreve sobre os eufemismos empresariais enquanto a publicidade "busdoor" é o tema de Féliz Lefevre. Carla Lima e Lucília Romão discutem os sentidos da homossexualidade em uma novela. A bíblia como literatura é a proposta de Edson Dorneles

Roger Chartier, professor do Collège de France, analisa a internet, o e-book e o projeto Google à luz da história. Como fica o texto em uma sociedade que – diferente do que dizem - lê cada vez mais?

Julia Lourenço, do Departamento de Letras de UFSCar, propõe reflexões sobre preconceito lingüístico e as práticas de ensino.

No campo Resenhas, temos a leitura de Marília V. Magri, do PPGL-UFSCar, do livro “As grandes teorias da Lingüística: da gramática comparada à pragmática”, de autoria de Marie-Anne Paveau & Georges-Élia Sarfati, traduzido e publicado no Brasil pela editora Claraluz.

Roberto Baronas (Revista Linguasagem / UFSCar) e Fábio Montanheiro trazem a tradução do texto "A Semântica e o Corte Saussuriano: língua, linguagem e discurso" de Claudine Haroche, Michel Pêcheux e Paul Henry.

Roberto Gomes trata as velhas e a nova reforma ortográfica da Língua Portuguesa em sua crônica “NAQUELLES ANNOS AQUILLO ALLI ERA U´A PHOTOGRAPHIA”.

Esperamos que todos possam fazer boas leituras e reflexões com os textos aqui disponíveis e reiteramos nosso convite aos leitores para que enviem artigos, reflexões, textos literários, crônicas, etc, lembrando que esse espaço tem como objetivo popularizar as ciências das linguagens.

 

Boa leitura!
 

 
     

_______________________________________________________________

 

Todos os textos aqui publicados podem ser livremente reproduzidos, desde que

 sem fins lucrativos, em sua versão integral e com a correta menção ao nome

do autor e ao endereço deste site.

_______________________________________________________________

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus São Carlos

Rodovia Washington Luís (SP-310), Km 235

São Carlos - São Paulo - Brasil

CEP 13565-905

Telefone: (16) 3351-8358 (Departamento de Letras)

E-mail: linguasagem@gmail.com