CONSELHO EDITORIAL - EDITORIAL -

POLÍTICA EDITORIAL - NORMAS PARA PUBLICAÇÃO - CONSELHO EDITORIAL - EDITORIAL - QUEM SOMOS CONTATO

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS LINGÜÍSTICOS  - DIALETO CAIPIRA

 

Nova pagina 1 Nova pagina 1

 

Página Inicial

Especial - Acordo Ortográfico

Agenda de Eventos

Artigos

Artigos de I.C.

Blog

Polêmica nas Letras

Reflexão sobre o ensino de língua(s)

Resenha

Texto Literário

Edições Anteriores

   

        

 

 

Veja também

 


Biblioteca Digital Mundial

 


Ceditec

 

Comunidade dos Países

de Língua Portuguesa

 

Dicionário de Termos Lingüísticos


Domínio Público

 


GEScom

 

GETerm

 

iLteC

 


Institut Ferdinand de Saussure

 

 
Portal de Periódicos Capes

 

 
Portal de Revistas Científicas Persee

 


Revue Texto!

 


Texto livre

 

TRIANGLE

 

UEHPOSOL

 

Universia

 

 

 

 

EDITORIAL

 

Redação Linguasagem

 

Caríssimos leitores,

 

É com muita satisfação que apresentamos a vocês a primeira edição da Linguasagem de 2010, revista que no final de 2009, recebeu uma avaliação bastante positiva do Qualis Capes, com a menção B-3. Aproveitamos também, para pedir desculpas sobre o atraso desta 12ª edição, que estava prevista para o mês de fevereiro, mas que, devido aos trâmites institucionais, só pôde ir ao ar no começo deste segundo trimestre do ano. Aliás, informamos que a partir desta edição, que equivale aos meses de março e abril, as publicações da Linguasagem passam a ser bimestrais. Os envios de textos, no entanto, deverão seguir os mesmos procedimentos, detalhados na seção Normas para publicação.

Atendendo ao objetivo de divulgar pesquisas realizadas nas mais diversas áreas e domínios das Ciências da Linguagem, esta edição traz, nas seções Artigos e Artigos de IC, discussões profundas, a respeito dos mais variados temas, que vão da análise do ethos em programas jornalísticos baianos, no artigo de Cláudio Gonçalves Gomes, a reflexões sobre cartas de presidiárias, analisadas por Igor José Siquieri Savenhago, à luz da vertente francesa da Análise do Discurso. Entre os artigos, também destacamos os textos de Sirlei Meira de Araujo Taveira (“Ecos: em Eco, Foucault”) e de Marilei Amadeu Sabino (“Diferenças linguísticas e culturais referentes a unidades lexicais da gastronomia e o problema da tradução nos dicionários bilíngües italiano-português”). Trabalhos no campo da análise literária também têm destaque nesta edição. Fabíola Pereira Rodrigues Figueira, por exemplo, traz uma análise do conto “O visconde partido ao meio”, de Ítalo Calvino, publicado em 1952. Já Cilene Margarete Pereira e Giuliana Rocci Cavasin trazem estudos sobre contos de Machado de Assis.

No tópico Polêmica nas Letras, trazemos um texto bastante interessante de Sírio Possenti a respeito dos estudos linguísticos na atualidade. Segundo o autor, “uma revolução” (título do artigo) é necessária para que velhos preconceitos sejam superados quando se leva em conta os conceitos de língua e gramática. Através de uma analogia bastante oportuna com os avanços científicos em vários campos do conhecimento humano ao longo dos tempos – como o da astronomia, por exemplo – Possenti questiona o senso comum nas discussões sobre língua.

Também fazem parte desta edição, uma resenha de Jocenilson Ribeiro dos Santos, sobre o livro “Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação”, de Eduardo Guimarães; um conto de Francisco Neto Pereira Pinto - na seção Texto Literário; e um artigo de Agnaldo Pedro Santos Filho, que traz reflexões sobre o ensino de língua inglesa no Ensino Médio.


        

Boa leitura!

 

 

 

 

 

Todos os textos publicados podem ser livremente reproduzidos
 

 

 

Creative Commons License

 

Todos os textos publicados podem ser livremente reproduzidos, desde que sem fins lucrativos, em sua versão integral e com a correta menção ao nome do autor e ao endereço deste site.