NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM LETRAS

 

Do Trabalho de Conclusão de Curso

 

1. O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante TCC, é composto por um total de doze créditos, oferecidos aos alunos da licenciatura em Letras nos semestres 9 e 10, através das disciplinas Tópicos de Pesquisa 1 e Tópicos de Pesquisa 2, com quatro e oito créditos, respectivamente. Ambas disciplinas supõem a orientação e o acompanhamento de um professor para a produção,  por parte do aluno, de uma monografia a ser defendida publicamente ao término da disciplina Tópicos de Pesquisa 2.

2.  Ao final da disciplina Tópicos de Pesquisa 1, o aluno deverá apresentar uma primeira versão de sua monografia como requisito para a avaliação.

3. A elaboração do Tópicos de Pesquisa visa permitir ao aluno refletir sobre um tema relacionado à sua graduação – abordado em profundidade – de modo a mobilizar inclusive conhecimentos de outras áreas; com o objetivo de consolidar sua preparação tanto para a futura prática docente quanto para uma possível continuidade de sua vida acadêmica nos estudos pós-graduados.

4. As ementas das disciplinas Tópicos de Pesquisa 1 e 2 serão as seguintes:

 

Objetivos

Criar condições para que o aluno (a) reflita sobre um tópico de pesquisa nos estudos de …; (b) articule conceitos teóricos à prática do ensino nessa área.

 

Ementa

Tópicos de pesquisa; estudo de uma abordagem teórica pertinente à area de … e reflexão sobre um tema nessa área.

 

 

Da coordenação do TCC:

 

  1. Será responsável pela  coordenação do TCC o vice-coordenador do Curso de Letras, o qual terá, entre suas atribuições, o seguinte:

1.1  Organizar o calendário dos trabalhos, em suas distintas etapas: (1) apresentação das linhas de pesquisa dos professores, e número de vagas por orientador; (2) apresentação dos anteprojetos de pesquisa dos alunos, que lhes serão encaminhados pelos coordenadores de área; (3) definição dos orientadores;  (4) entrega das monografias; (5) definição das datas de defesa.

1.2  Providenciar a documentação referente à defesa: ata, certificados de participação para os membros das bancas.

1.3  Receber e acomodar os participantes de outras instituições;

1.4  Organizar a biblioteca física e eletrônica de monografias.

 

Dos orientadores:

 

1.       Serão considerados potenciais orientadores todos os professores do Departamento de Letras.

2.       Estabelece-se como número de vagas por orientador um máximo de 3 (três) orientandos, ficando a critério do professor oferecer um número maior de vagas.

3.       Cada orientador responsabiliza-se pela divulgação de sua linha de pesquisa, obecendo os prazos estabelecidos pela coordenação.

4.       É atribuição do orientador a composição das bancas de defesa.

 

§ único. Estabelece-se que o professor substituto poderá ser orientador de TCC desde que um professor efetivo da área supervisione o processo de orientação. Se não houver a renovação do contrato do professor-substituto antes do término da orientação, o professor supervisor poderá assumir a orientação.

 

Dos alunos:

 

1.1  Da apresentação dos anteprojetos:

 

O aluno deverá entregar um anteprojeto de pesquisa sucinto (ENVIO DE ANTEPROJETO), do qual constarão: (a) área de pesquisa, de acordo com as linhas de pesquisa indicadas pelos professores; (b) tema de pesquisa; (c) objetivos; (d) justificativa da escolha do tema de pesquisa, tratando de mostrar a pertinência do mesmo frente à sua formação e ao espírito do TCC, bem como sua adequação à linha de pesquisa escolhida; (e) bibliografia sumária; (f) sugestão do nome do professor orientador, cabendo a possibilidade da indicação de um segundo nome por parte do aluno quando da impossibilidade de aceite do primeiro orientador.

 

1.2  Das monografias:

 

As monografias deverão seguir as normas da ABNT  [Site BCO: http://www.bco.ufscar.br/htdocs/bibdigital01_06.htm], e terão extensão suficiente para que o aluno possa discorrer sobre o tema proposto de acordo com o postulado em seu anteprojeto, e poderão ser redatados nas línguas oferecidas pelo curso de Letras (português, espanhol, inglês), a critério do orientador.

Na elaboração da monografia, o aluno deverá observar os aspectos formais da redação acadêmica e do trabalho científico.

 

1.3 Da entrega dos exemplares

 

Os alunos da disciplina Tópicos de Pesquisa 2 deverão providenciar 4 (quatro) cópias impressas de sua monografia (uma para si, uma para o orientador, uma para o arguidor e uma para o acervo da CCL), sendo uma delas obrigatoriamente encadernada para compor o acervo de monografias da CCL. Além disso, deverão entregar uma cópia em CD, com o arquivo em  formato pdf, para publicação eletrônica no sítio do DL de acordo com os critérios pré-estabelecidos.

No caso de reelaboração (ver item ‘Da defesa, 3’), o aluno deverá entregar nova cópia do cd e da versão impressa e encadernada.

 

Do estabelecimento dos orientadores:

 

  1. Após a entrega dos anteprojetos de pesquisa dos alunos, o coordenador do TCC os encaminha para as áreas indicadas;

  2. O coordenador de cada área responsabiliza-se pela organização do processo de seleção de anteprojetos e indicação de orientadores;

2.1 Os anteprojetos não selecionados serão reencaminhados ao coordenador de TCC, indicando o motivo da devolução (insuficiência de vagas, ou necessidade de reelaboração do anteprojeto);

  1. Havendo anteprojetos devolvidos, o coordenador de TCC divulga a nova relação de vagas disponíveis por orientador e os alunos reelaboram seus anteprojetos e os reapresentam;

 

Da Defesa:

 

  1. A banca de defesa será composta pelo orientador e um membro convidado. O aluno terá 15 minutos para exposição de seu trabalho.

O membro convidado argüirá o aluno por um tempo máximo de 15 minutos cada, e o aluno terá 15 minutos para resposta às argüições.

  1. A nota final da disciplina Tópicos de Pesquisa 2 será obtida a partir da média aritimética entre as notas atribuídas por cada um dos membros da banca de defesa.

  2. A banca de defesa poderá, a seu critério, estabelecer como requisito para aprovação a reelaboração do trabalho.

  3. Compete à banca de defesa recomendar a divulgação do trabalho no sítio do DL.

 

 
PÁGINA INICIAL

ENVIO DE ANTEPROJETO

NORMAS

CALENDÁRIOS

PROFESSORES E VAGAS

ACERVO DIGITAL

CONTATO